Dúvidas

1 Qual a raça mais indicada para execução de trabalhos?


R: Isso vai depender para qual fim esse cão será utilizado, pois dependendo da característica do trabalho a ser realizado precisamos de raças com características diferentes também, por exemplo, um cão que vai trabalhar cobrindo uma área pequena, não necessita de ter tanto preparo físico, podendo assim ser de uma raça mais pesada onde talvez o fator inibitório solucione o problema daquele esquema de segurança, já um cão que tenha que fazer um ronda maior , em uma região onde as temperaturas são mais elevadas, é aconselhável um cão de porte menor. As melhores opções de raça respeitando onde ele será empregado são: Pastor Belga Malinois, Pastor Alemão, Doberman e Rottweiler.


2 Qualquer cão tem habilidades suficiente para realizar um trabalho com sucesso?


R Não, esse é um dos principais erros que ocorre em nosso país, geralmente o cão é adquirido baseado na raça e no seu porte, isso é uma seleção totalmente invalida, pois nem todos indivíduos da mesma raça tem o mesmo potencial para o trabalho, mesmo dentro da mesma ninhada você tem irmãos com características totalmente diferentes.Um cão de trabalho deve ser selecionado pela capacidade psíquica, como ele responde aos estímulos e situações que são apresentadas a ele, jamais devemos generalizar um cão pela sua raça, lógico que algumas raças são selecionadas para o trabalho há muitos anos, sendo assim nessas raças você tem uma possibilidade maior de encontrar um cão com características positivas para o trabalho, quando procuramos um cão, independente da raça, temos que avaliar as linhas de sangue que aquele animal possui, esse é um dos principais fatores para encontrarmos um bom cão de trabalho.


3 O Cão para segurança é um cão anti social, podendo colocar pessoas em risco de acidentes?


R.Este é o conceito que as pessoas tem em relação a cães para segurança principalmente aqui no Brasil, imaginam que é um cão agressivo, que vai morder qualquer pessoa  sem motivo algum.Todos os nossos cães que na sua formação passaram pelo trabalho de proteção (mordida) tem total controle, pois existe um trabalho de obediência e socialização muito grande nesses cães, são cães totalmente equilibrados, podendo conviver com qualquer tipo de pessoa, desde crianças, até pessoas idosas.Um cão de proteção somente ficará agressivo quando acionado por seu condutor, fora isso ele tem que se mostrar um cão sociável.


4 Quais as principais características de um cão que podem ser utilizadas em um projeto de segurança?


R.Primeiramente devemos conhecer quais são as principais características positivas de um cao, para avaliarmos se naquele projeto de segurança, essas características podem ser uteis. As principais qualidades de um cão são:
1 Velocidade: um cão tem uma velocidade muito superior a de um homem, algumas raças podem chegar até a 60Km/h.
2 Capacidade de intimidação:Quando ativada a agressão de um cão, isso causa um poder de intimidação enorme  em qualquer pessoa, muitas vezes maior que uma arma de fogo.
3 Faro: Com aproximadamente 250 milhões de células olfativas e 16 receptores por célula o cão tem uma capacidade de localizar qualquer odor, Nos USA e na Europa caes são treinados para detectar tumores em pessoas, indicar vazamento de gás, indicação de incêndios criminosos, evidencias de crime ( localização de espermas, sangue) no controle das fronteiras eles são utilizados para localizar alimentos, drogas, explosivos, produtos eletrônicos e dinheiro.


5 Onde podemos aplicar um cão para auxiliar nos projetos de segurança?


R. Exemplos de aplicação:

Empresas, Condomínios Verticais e Horizontais. Nesses estabelecimentos  o uso do cão tem grande valor, principalmente nos controles de acessos, rondas ostensivas, verificação a veículos de funcionários e prestadores de serviço com objetivo de localizar qualquer material que possa ser utilizado para cometer algum tipo de delito no interior destes estabelecimentos. Exemplos: Armas de Fogo, Explosivos e Entorpecentes..

Na Segurança Vip  nesta aplicação o cão com seu poder de intimidação tem a função de ajudar no isolamento das autoridades, mantendo transeuntes em uma distancia considerada segura pela equipe de segurança, no isolamento de áreas onde o acesso de pessoas seja restrito a utilização do cão também é de grande valia e principalmente no auxilio das varreduras pela busca de explosivos.

Em Grandes Eventos: No Controle de acesso, isolamento de áreas, segurança perimetral e na varredura de artefatos explosivos e entorpecentes.

Transporte de Valores: A presença do cão inibe a ação dos marginais.


6 Quanto tempo leva e quais são as fases do treinamento  de um cão?


R.Isso vai depender do tipo de treinamento solicitado, a primeira fase de qualquer , treinamento é a socialização onde o cão é socializado com pessoas de todas as idades (crianças, adultos e idosos ) raças diversas ( brancos, negros,  orientais etc...), aspectos físicos ( deficientes físicos, moradores de rua, obesos etc...)  animais de diversas espécies (outros cães, gatos e animais de grande porte ) ambientes ( pisos com texturas variadas, escadas,  interior de veículos, locais com grande fluxo de pessoas etc..) barulhos ( vias com grande fluxo de veículos, disparos de arma de fogo , aviões etc...)
Se o treinamento solicitado for para o trabalho de proteção, o próximo passo é desenvolver os impulsos que são envolvidos nesse trabalho,  começamos esse trabalho por volta dos 5 meses  de vida, nessa fase o cão  aprenderá a lidar com esses  impulsos e a desenvolver sua capacidade de morder, ensinamos ele a ter uma mordida forte e cheia( morder com todos os dentes  ) nessa fase o cão aprende a morder diversos equipamentos com de materiais diferentes. Juntamente com esse trabalho de base, começamos o trabalho de obediência( controle ) que também é utilizado durante os treinos de proteção, onde são elaborados os exercícios táticos.Por fim quando o cão já tem uma certa maturidade ( por volta de 12 meses ) extraímos a agressão para conclusão dos trabalhos.
Já se o treinamento solicitado for para o trabalho de detecção de odores, desenvolvemos os impulsos que serão utilizados nesse trabalho, juntamente com esse trabalho começamos a fazer a obediência que mais tarde será utilizada para o controle básico e a indicação que ele deverá dar quando localizado aquele odor.
No treinamento de proteção, se o cão já tiver mais de um ano de idade, conseguimos concluir os treinamentos em até 06 meses. Já no trabalho de detecção o treinamento de um cão acima dos 8 meses de idade, conseguimos concluir os treinamentos em até 4 meses, mas vale lembrar que isso é um tempo estimado, pois cada cão apresenta  respostas diferentes em executar os exercícios estabelecidos dentro do programa de  treinamento.


7 Até quantos anos um cão pode trabalhar?


R.Em média um cão trabalho 8 anos, mas isso pode variar de cão para cão, pois se sua saúde estiver comprometida o sua aposentadoria deve ser antecipada.


8 Quanto tempo diário um cão trabalha ?


R.Em primeiro lugar, um cão não é uma maquina e nem um ser humano. Se ele está contente, vai mostrar satisfação em seu trabalho, no entanto, se não está contente, jamais vai mostrar satisfação em seu trabalho. Nesse sentido, um perfeito planejamento entre a função que ele irá desempenhar, tempo de descanso, hora de lazer ( brincadeiras e diversão), indo com constância “ao banheiro”, tendo água a vontade e alimento em horário devidamente planejado, tudo isso poderá contribuir para que o cão trabalhe por um longo período. Se ele trabalha parado num mesmo local, nos intervalos deverá movimentar-se e poder brincar. Se ele desempenha um trabalho em movimento, no intervalo deverá ficar em repouso. Com esse planejamento é possível que um cão possa trabalhar por um período de até 12 hs ( logicamente com períodos de intervalo).

9 Quais as principais características de um cão como ferramentas para o auxilio na segurança ?

R. Capacidade de intimidação: O cão por meio de sua agressividade consegue causar um impacto psicológico muito grande em qualquer ser humano.

Velocidade: O cao possui uma velocidade superior a qualquer ser humano, desta forma, se necessário, conseguirá bloquear e neutralizar qualquer tentativa de fuga de uma pessoa.

Olfato: O sentido mais apurado do cão é sem dúvida o faro, existem varias aplicações de cães farejadores em todo mundo, por exemplo: Cães farejadores de explosivos, entorpecentes, indicadores de inciadores de incêndios criminosos, localização de células cancerígenas em exames de urina, localizadores de celulares, materiais contrabandeados, localização de pessoas ocultas, vivas ou mortas.